Entrada de Usuário



Calendário de Eventos

Julho 2019
Dom seg ter qua qui sex Sáb
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
FAQ - Reviewer PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dionísio Carmo-Neto   
Qui, 28 de Agosto de 2008 12:46

A primeira condição é que ele ou ela tenha completado um doutorado (PhD, DS, JD, MD, DE ou outro) em alguma área, e não que o diploma tenha sido reconhecido. Não serão aceitos os títulos honoríficos (exemplo: Doctor in Honoris Causa). Não importa há quanto tempo tenha completado, mas é essencial que ele tenha finalizado e possa anexar em sua inscrição uma cópia do diploma.

Ir no Portal no lugar apropriado de Reviewer e se candidatar: preenchendo o formulário, indicando suas áreas de interesse, o domínio de idiomas, quando está disponível para análise e quantos artigos está interessado em receber por ano. Anexar uma cópia de seu diploma de Doutor e aguardar. O Portal analisará os dados e o colocará ou não no rol de reviewers potencial. Cada candidato, ao examinar um manuscrito, terá de concordar em seguir as regras do Portal que lhe serão enviadas e que estarão visíveis e disponíveis quando atuante. Isto é, quando sua conta for aberta. Tão logo apareçam manuscritos que se enquadre nas condições informadas, então, será um candidato em potencial para receber manuscritos.

Sim! Este é uma das diferenças essenciais deste Portal. Aqui o reviewer é da área, do tópico ou da disciplina e do idioma que ele tem domínio e não de uma revista isolada em particular. Ao aceitar ser um reviewer ele sempre receberá para exame manuscritos informados pelo autor que são pertinentes àquela área que se enquadrará com o interesse ou especialidade do reviewer.

Normalmente um reviewer pode está ocupado uma parte do ano, estar de férias ou demasiado ocupado. Por isso, ele informa quando pode receber manuscritos e, assim, tudo funciona harmonicamente.

O Processo é feito da seguinte maneira: um manuscrito ao ser inserido no sistema é também informado a área, a disciplina e o idioma. O sistema busca os reviewers potenciais para tal fim. O editor seleciona entre 3 e 9 reviewers (a depender da revista) e envia o manuscrito para eles. Eles terão até 2 semanas para análise. A análise é feita segundo um padrão estabelecido pelo portal que tem cerca de 6 critérios e algo como 35 itens de critérios. Cada critério e cada item de critério tem um peso. Cada reviewer então, após examinar o manuscrito dá uma nota. Há um lugar específico em que ele pode discordar (informando a página, o parágrafo e a linha) e então sugerir um novo texto e comentar sua alteração. O editor junta todas estas partes feitas pelos reviewers e apresenta ao autor. O autor interage com o editor até que faça as alterações conforme solicitado. Uma vez aprovado pelo editor o manuscrito vai para a revista e o sistema a formata o manuscrito adequadamente. Esta interação (entre autor e editor) é feita em aproximadamente 1-2 semanas.

Sim! A direção do Portal está sempre aberta à novas sugestões e rever seus critérios. De modo  que, há um interesse especial em ouvir os reviewers para saber deles como se pode melhorar o desempenho, a qualidade, a eficiência, a eficácia, o tempo de espera, e o processo de interação. Basta enviar um email para o Presidente do Portal, informando seu interesse em discutir isso: pessoalmente ou por telefone. No entanto, as mudanças são feitas sempre através de um conjunto de cientistas (pareceristas) presentes que farão novas considerações e oferecerão rumos da mudança ou do ajuste.

Uma vez inscrito como candidato e tendo sido aprovado pela Presidência do Portal, uma conta é aberta para o Reviewer. A partir do primeiro manuscrito enviado esta conta é ativada, e, a partir de então os manuscritos são enviados, sempre que houver coincidência entre o tópico de domínio do reviewer, do manuscrito e do idioma.

Sim! Claro! Isso ocorrerá após o primeiro exame de manuscrito. O sistema automaticamente o incluirá no “Corpo Editorial” da revista que o manuscrito foi examinado. O nome do reviewer aparecerá em cada artigo e revista que ele examinar. Portanto, ele pode sim, ser reviewer simultâneo de muitas revistas.

Sim! Claro que o resultado deste trabalho está diretamente vinculado à inteligência, ao esforço, a criatividade, ao preparo, à experiência e a competência de quem o executa. Nas próximas reuniões em conjunto com alguns cientistas, este será um dos tópicos a serem discutidos. Serão muito bem vindas quaisquer sugestões. Quanto maior a diversidade maior a possibilidade de se fazer combinações.

Todo cientista quando se inscreve no Portal Latin Science para ser um reviewer ele informa quais as suas áreas de maior competência, interesse e domínio. Ocorre que pode chegar manuscritos que não haja reviewers cadastrados! Diante disso, colocam-se estes manuscritos numa vitrine e, assim, solicita-se aos reviewers que dia-sim dia-não, por exemplo, ele faça uma visita a esta sala virtual (Reviewers' Showroom) a fim de que ele possa ver se tem algum artigo que ele gostaria de ler, mas que de fato não está totalmente enquadrado nos tópicos ou disciplinas que ele informou ao sistema. Desse modo, tendo o reviewer interesse em ler o artigo ele fará download e, assim, poderá examinar aquele manuscrito como se tivesse sido enviado para ele previamente.

A idéia essencial que norteia a eficiência do Portal é que ele não atrase, sob nenhuma hipótese, a edição da revista. Ou seja, sua periodicidade seja rigorosamente cumprida. Para tanto todo sistema tem que funcionar sob regras, e esse não é exceção. A regra geral é que o reviewer tenha entre 2 e 3 semanas para ler o manuscrito. Isso pode variar para mais ou para menos a depender da periodicidade da revista e, também, da quantidade de manuscritos recebidos para uma dada revista. Só para exemplo, imagine uma revista publicada quinzenalmente. Não se pode ter 3 semanas para analisar um manuscrito! Já o caso de uma revista anual, o reviewer poderá ter mais tempo. Isso varia de caso a caso.

Não! O correio aqui não funciona! Tudo neste Portal é feito eletronicamente. O autor se inscreve (ou se cadastra) e registra o seu manuscrito; o editor recebe o manuscrito e envia para os reviewers; após o exame, os reviewers devolvem para o editor; o sistema ordena todas as etapas de modo consistente de todos os reviewers; o editor envia então para o autor; após feitas as alterações, autor envia de volta para o editor; uma vez aceito, o editor envia para o designer; após a composição o designer devolve ao editor; o editor informa ao autor o custo por página utilizada; então, o autor paga as páginas utilizadas; o editor recebe aviso e autoriza a numeração das páginas; e em seguida, autoriza a publicação dos abstracts em “Últimos Manuscritos Aprovados”, e na data devida, ocorre a publicação à 00:00h, automaticamente. Tudo isso é feito instantaneamente, o sistema fazendo todas as atividades usando um único Banco de Dados. Nada é manual. Ademais, todas as contagens são dinâmicas: sempre que qualquer alteração é feita, um download por exemplo, o sistema automaticamente se atualiza.

Esta pergunta só teria sentido se o reviewer resolver imprimir o manuscrito para examiná-lo fisicamente e, assim, perde-lo fisicamente. Mesmo nesta hipótese, o reviewer vai novamente no sistema e imprime uma nova cópia novinha em folha! Ou seja, aqui, nada se perde, apenas qualidade é acrescentada! Entretanto, se o reviewer fizer toda a sua avaliação online (o que é, de fato, o esperado), então, quando ele fizer a sua última sugestão, comentário ou crítica, seu trabalho, com aquele manuscrito, tudo terá sido finalizado! Sua missão terá sido cumprida!

A ninguém. Basta se inscrever como reviewer, fazer o upload do seu diploma de PhD ou de Doctor, e informar todas as áreas, disciplinas, tópicos e idiomas que domina. Em seguida o Presidente do Corpo Editorial examinará a inscrição e se tudo estiver ok, aprovará, e a partir de então ele é um reviewer em potencial. No momento em que chegar um manuscrito em alguma das áreas ou disciplinas que ele domina e nos idiomas que ele se propôs a ler, o sistema informará ao Editor que aquele reviewer é um candidato em potencial a examinar o manuscrito. A decisão de que reviewer enviar é do editor. Normalmente o sistema informa uma lista curta ou longa a depender do tópico e dos reviewers inscritos.

Nos idiomas em que o reviewer informar que lê, compreende e fala e informou na sua ficha de inscrição.

No Portal Latin Science o reviewer não se candidata a uma revista, mas a assuntos e tópicos que ele tenha domínio. Desse modo, sempre que houver tópicos em mais de uma disciplina ou área, ele será um reviewer em potencial. Mas, para o reviewer isso é transparente. Não importa quem seja o Editor, o procedimento é sempre o mesmo, as regras são as válidas para qualquer um. Isso facilita, agiliza e ajusta em muito o trabalho de interação. A análise não se torna impessoal, mas assim, cria-se eficácia e eficiência dentro do processo.

Isso varia segundo a natureza e foco da revista. O tradicional e esperado é uma revista solicitar o exame a 3 reviewers. Contudo, nos assuntos de alta complexidade e, sobretudo, que envolva julgamentos de valor, moral, ética entre outros, mais de 3 será perfeitamente possível. A decisão dependerá do Publisher ou do próprio Corpo Editorial do Portal. Esta é uma regra estabelecida para a revista e não para o manuscrito, o Editor apenas faz o seu papel.

O Portal é absolutamente transparente e, por isso, informa instantânea e abertamente todos os dados, cálculos e contagens que esteja ocorrendo. Basta acompanhar o artigo pelo seu nome, e ver como ele evolui.

Em geral, o serviço de reviewer (peer reviewer, ou blind peer referee) é voluntário, gratuito e, algumas vezes, apenas ocasional. Contudo, este Portal deseja um comprometimento com prazo, com qualidade, com empenho e com esforço, e, por isso, pagará ao reviewer um valor simbólico a ser estabelecido nas próximas semanas (algo próximo de R$10,00). E, um outro valor adicional próximo de R$1,00 para cada cópia de artigo vendido nos 2 anos seguintes após a publicação do ensaio. Porém, os artigos colocados no Portal para download gratuito não gera qualquer receita para o Portal, e assim, não produz qualquer renda para repasse aos reviewers. Por isso, para as revistas de artigos gratuitos, os reviewers só receberão o valor simbólico mencionado.

O pagamento é sempre feito em Abril do ano seguinte ao trabalhado na conta bancária informada pelo reviewer. Cada reviewer acompanha diária ou mensalmente todo o processo, tudo está disponível e é público. Ele faz ou fará o tracking sempre que o desejar. Os pagamentos no ano seguinte acabam resultando para o reviewer em algo atrativo porque para ele gera uma poupança, ao tempo em que reduz a praticamente zero as despesas bancárias. Pagar R$10,00 de forma identificada para um reviewer custa aproximamente R$4,50, o que resultaria numa despesa bancária de aproximadamente 45% dos ganhos do reviewers. Esta é a razão do pagamento ser feito em bloco. Nenhum adiantamento é feito. Tudo funciona como um relógio e está programado para ser assim: automático, funcional, confiável, aberto, contínuo, instantâneo e impessoal!

Última atualização em Sáb, 06 de Fevereiro de 2010 10:37
 

Newsletter

Inscreva-se para receber as nossas novidades!